Fisioterapia motora no tratamento de Parkinson. Saiba mais!!

postado por Takie Kimura


Postado em 21/05/2019



Parkinson Tratamento: Exercícios de fisioterapia para parkinson possibilitam o controle dos efeitos da doença.

A doença de Parkinson é uma condição que leva a uma degeneração gradual e prolongada do sistema nervoso central. É um tipo de condição que causa problemas no sistema motor e afeta a capacidade de movimento de uma pessoa. Se você tem mais dúvidas sobre parkinson, posso sugerir este artigo sobre o assunto

(parkinson tratamento)

Em meus 10 anos atendendo idosos com Parkinson, posso atestar que os exercícios fisioterapêuticos de fato retardam o desenvolvimento da doença. Ofereço meus serviços em sua casa onde posso trazer diversos benefícios no tratamento...saiba mais aqui.

Como o exercício de terapia física pode ajudar um paciente com doença de Parkinson

A terapia física destinada a um paciente que sofre de doença de Parkinson se concentrará principalmente nos dois aspectos seguintes.

1. Recuperação da marcha

O primeiro é a reconversão da marcha, em que o fisioterapeuta irá ensinar e orientar o paciente sobre como se levantar, caminhar e avançar. Embora existam várias maneiras de fazê-lo, o fisioterapeuta se concentrará principalmente em repetir os passos reais que uma pessoa usa ao caminhar e usá-los para ajudar o paciente a caminhar novamente. Veja aqui um vídeo com mais sobre questões relacionadas a marcha em parkinson

2. Controle das habilidades motoras

O segundo é o reabastecimento do controle motor, no qual o fisioterapeuta ajuda o paciente a melhorar várias habilidades motoras através de movimentos repetitivos. Também ajuda a melhorar o movimento geral do paciente.

Se você quer saber qual terapia tem melhor efetividade, você pode marcar aqui uma avaliação sem custos adicionais, terei prazer de verificar o melhor tratamento e lhe orientar.

Principais efeitos de exercícios de terapia física para a doença de Parkinson

Aqui estão alguns dos principais benefícios dos exercícios de fisioterapia para aqueles que sofrem de doença de Parkinson:

  • Equilíbrio e coordenação
  • Capacidade de se mover e andar
  • Superar a fadiga
  • Melhora da resistência
  • Reduzir ou controlar a dor
  • Melhorar e manter a postura

É importante lembrar que a Doença de Parkinson não tem cura, os exercícios aqui descritos podem aliviar os sintomas ou até retardar a sua progressão mas que os resultados não ocorrem de forma igual para todas as pessoas e que é importante o acompanhamento médico e a persistência do tratamento prescrito pelo mesmo.

Tipos de exercícios de fisioterapia para ajudar os pacientes com doença de Parkinson

Aqui está uma lista dos vários tipos de exercícios baseados em fisioterapia que podem ajudar um paciente que sofre de doença de Parkinson:

Exercícios de respiração que podem ajudar a melhorar o processo de inalação e exalação

Exercícios de alongamento que ajudarão os músculos a esticar e aquecer antes de qualquer outro exercício

Exercícios rítmicos com movimentos rotativos que são feitos em movimentos lentos

Diferentes exercícios para ajudar o paciente a reaprender sobre sentar, ficar de pé e andar

Exercícios para melhorar a postura e manter o controle sobre a postura, que incluem exercícios estáticos e dinâmicos

Exercícios que visam esticar todas as partes do corpo

Exercícios que se concentrarão no treinamento de mobilidade funcional. Esses tipos de exercícios geralmente incluem exercícios que ajudam na mobilidade da cama, transferência de treinamento, bem como ajudar um paciente a sair de uma cadeira ou de uma posição sentada

Exercícios estacionários que podem ajudar o paciente a aprender e reaprender movimentos recíprocos, como usar uma bicicleta estacionária

Fazer movimentos de exercício simples, como batendo palmas, movendo os braços em um movimento rotativo, repassando alguns minutos em um trecho e assim por diante

Exercícios de ambulação progressiva feitos lentamente, como aprender e relançar como levantar uma perna e colocá-la na frente do outro, como colocar corretamente o calcanhar e o dedo do pé para manter o equilíbrio, como balançar os braços e equilibrar enquanto anda e assim por diante..

Ensinar o paciente a usar vários instrumentos de assistência, como uma bengala, cadeira de rodas ou qualquer outro que possa ser necessário

Eu posso ajudá-lo a controlar os sintomas da doença de Parkinson e proporcionar o máximo de alívio possível. Eu faço atendimentos na sua casa de hora onde faremos diversos exercícios para controlar a doença. Saiba mais sobre os benefícios de fisioterapia em homecare para idosos.

Você pode marcar aqui uma visitação para avaliação...é gratuito para agendamentos feitos neste site. Atendo em copacabana, botafogo, ipanema e leblon e meus preços são bem acessíveis.

Também pode entrar em contato comigo pelo telefone: 021 96418-4398. Terei prazer em lhe auxiliar com suas dúvidas


Comente:
se cadastre para comentar:
Miguel A G Pinto
Meu pai faz tratamento com a Takie e ela sempre foi super atenciosa. Ela vem pra casa sempre muito pontual e tem o maior cuidado com ele. Sinto que a doença está mais controlada desde que ela começou o trabalho. Super recomendo.
Homecare da Takie

Atendimento de Fisioterapia em casa (Homecare) com qualidade em toda zona sul. Profissional especializada em fisioterapia motora e cardiopulmonar, shiatsu, auriculoterapia e drenagem linfática. Anos de experiência tratando idosos e na recuperação motora.

Copacabana

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.


Outras Matérias de Takie Kimura

Top 10 Benefícios de Pilates para pacientes com artrite

A artrite é uma doença auto-imune, caracterizada pela ação inflamatória e degenerativa dos ossos e cartilagens das articulações. Saiba mais como o Pilates pode ajudar pessoas que sofrem com dores nas articulações, por artrite ou por outras causas.