Entenda a lesão do Neymar

postado por Vitor Monteiro de Queiroz


Postado em 23/05/2018



Torcer o tornozelo durante a prática esportiva é muito comum. Geralmente durante numa entorse ocorre o estiramento dos ligamentos ao redor do tornozelo, o que pode ser muito doloroso, podendo até chegar a ruptura dos mesmos. No caso do atacante Neymar - que fissurou o quinto metatarso do pé direito durante a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Olympique de Marselha por 3 a 0, no domingo - todos acharam que a princípio seria um entorse simples, principalmente porque os exames iniciais não mostraram nada ligamentar. Mas devido à dor exacerbada, evidenciou-se que a energia da torção passou pelos ligamentos e foi tracionado o osso por um tendão, levando à fratura.

O que é uma fratura do quinto metatarso?

Fraturas (quebras) são comuns no quinto metatarso — o osso longo do lado de fora do pé que se conecta ao dedo mindinho. Dois tipos de fraturas que ocorrem frequentemente no quinto metatarso são:

Fratura por arrombamento. Em uma fratura por arrombamento, um pequeno pedaço de osso é puxado para fora da porção principal do osso por um tendão ou ligamento. Este tipo de fratura é o resultado de uma lesão em que o tornozelo rola.

Fratura de Jones. Fraturas Jones ocorrem em uma pequena área do quinto metatarso que recebe menos sangue e, portanto, mais propensos a dificuldades na cura. Uma fratura de Jones pode ser ou uma fratura de estresse (uma pequena quebra de linha que ocorre ao longo do tempo) ou uma ruptura aguda (súbita). As fraturas de Jones são causadas por uso excessivo, estresse repetitivo ou trauma. São menos comuns e mais difíceis de tratar do que as fraturas de arrombamento. Outros tipos de fraturas podem ocorrer no quinto metatarso. Exemplos incluem fraturas do meio, que geralmente resultam de trauma ou torção, e fraturas da cabeça e pescoço do metatarso.

Sintomas

As fraturas de arrombamento e Jones têm os mesmos sinais e sintomas. Estes incluem: Dor, inchaço e ternura na parte externa do pé Dificuldade para andar Hematomas

Diagnóstico

Qualquer um que tenha sintomas de uma fratura do quinto metatarso deve ver um cirurgião do pé e do tornozelo o mais cedo possível para o diagnóstico e o tratamento apropriados. Para chegar a um diagnóstico, o cirurgião vai perguntar como a lesão ocorreu ou quando a dor começou. O pé será examinado, com o doutor que pressiona delicadamente em áreas diferentes do pé para determinar onde há uma dor. O cirurgião também vai encomendar raios-x. Porque uma fratura de Jones às vezes não aparece em raios-x iniciais, estudos de imagem adicionais podem ser necessários.

Tratamento não cirúrgico

Até que você possa ver um cirurgião do pé e do tornozelo, os seguintes cuidados deve ser tomados:

Descanso: fique longe do pé machucado. A caminhada pode causar mais ferimentos.

Gelo: aplique um bloco de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use gelo por 20 minutos e aguarde pelo menos 40 minutos antes de congelar novamente.

Compressão: um envoltório elástico deve ser usado para controlar o inchamento.

Elevação: o pé deve ser levantado ligeiramente acima do nível de seu coração para reduzir o inchamento.

O cirurgião do pé e do tornozelo pode usar uma destas opções não cirúrgicas para o tratamento de uma fratura do quinto metatarso:

Imobilização. Dependendo da severidade do ferimento, o pé é mantido imóvel com um molde, o carregador do molde ou a sapata dura-solada. Muletas também pode ser necessárias para evitar a colocação de peso sobre o pé lesionado.

Estimulação óssea. Um dispositivo externo sem dor é usado para acelerar a cicatrização de algumas fraturas. A estimulação óssea, mais comumente utilizada para fraturas Jones, pode ser usada como parte do tratamento ou após uma resposta inadequada à imobilização.

Quando é necessária a cirurgia?

Se o ferimento envolve um osso deslocado, rupturas múltiplas ou não curou adequadamente, a cirurgia pode ser exigida. O cirurgião do pé e do tornozelo irá determinar o tipo de procedimento que é mais adequado para o paciente individual.

Fissura do metatarso no futebol

As fraturas do metatarso são, infelizmente, comuns no futebol. Wayne Rooney, David Beckham, Steven Gerrard e John Terry estão entre os jogadores de alto perfil a ter sofrido pelo menos uma vez. Mais recentemente, o atacante de Manchester City Gabriel Jesus – companheiro de equipe do Brasil de Neymar – perdeu cerca de dois meses e meio com uma lesão semelhante.

A maioria das lesões do metatarso pode ser tratada não cirurgicamente. Também não é incomum ter complicações durante o processo de reabilitação. Ex-Inglaterra International Scott Parker, por exemplo, quebrou seu segundo metatarso em dezembro de 2003 e não voltar para o campo até a temporada seguinte.

O tempo de recuperação do Neymar, portanto, depende da localização da ruptura e da severidade da mesma. O relatório médico do PSG, que apelidava a lesão de uma "fissura do quinto metatarso", parece sugerir uma pequena rachadura, e nenhum deslocamento do osso. Mas não sabemos com certeza.

E assim não sabemos ao certo se o talismã do Brasil estara apto para a Copa do mundo, que come;o em 14 de junho na Rússia.


Comente:
se cadastre para comentar:
Vitor Monteiro de Queiroz

Login
Cadastre-se para comentar:
Minha Agenda

Marque já!! Escolha um horário rápido e fácil!! Escolha entre horários do dia 12/12 ou veja todos horários aqui

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.

Compartilhar

Gostou deste blog? Que tal compartilhar com alguém que também precisa dessa informação?


Outras Matérias de Vitor Monteiro de Queiroz

Fatos curiosos sobre sarampo (vacinação é a única proteção?

Se você já ouviu falar sobre sarampo, você pode estar se perguntando o que você deve saber sobre esta doença. Continue lendo para aprender sobre o sarampo, como esta infecção viral se espalha, seus sintomas e como você pode ajudar a prevenir e tratá-lo.

Gengivas sangrando podem causar perda dos dentes

Gengivas sangrando pode ser sinal de gengivite. Quando agravada pode causar a queda dos dentes. Para evitar que isto ocorra, vale a pena saber mais sobre essa condição e visitar um dentista.

Sentindo dor no peito? (Pode não ser nada grave..confira aqui...)

Muitas pessoas vão para o hospital com dor no tórax (angina) achando que estão tendo um ataque cardíaco, mas na verdade é ansiedade. É improvável que uma pessoa jovem sem fatores de risco esteja tendo um ataque cardíaco, mas você ainda deve ir para a sala de emergência, se você experimentar os sintomas.

Astigmatismo (Saiba mais sobre como corrigir)

Astigmatismo é provavelmente o problema de visão mais incompreendido. Como a miopia, o astigmatismo é um erro refractivo, o que significa que não é uma doença ocular ou problema de saúde ocular; é simplesmente um problema com a forma como o olho concentra a luz.

Como verificar sua pele por câncer de pele.

Quanto mais cedo um câncer de pele é identificado e tratado, melhor a sua chance de evitar uma cirurgia ou, no caso de um melanoma grave ou outro câncer de pele, desfiguração potencial ou até mesmo a morte.

Entenda a lesão do Neymar

Torcer o tornozelo durante a prática esportiva é muito comum. Geralmente durante numa entorse ocorre o estiramento dos ligamentos ao redor do tornozelo, o que pode ser muito doloroso, podendo até chegar a ruptura dos mesmos. No caso do atacante Neymar - que fissurou o quinto metatarso do pé direito durante a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Olympique de Marselha por 3 a 0, no domingo - todos acharam que a princípio seria um entorse simples, principalmente porque os exames iniciais não mostraram nada ligamentar. Mas devido à dor exacerbada, evidenciou-se que a energia da torção passou pelos ligamentos e foi tracionado o osso por um tendão, levando à fratura.