Gengivas sangrando podem causar perda dos dentes

postado por Rachel Dutrar


Postado em 27/12/2017



Gengivas sangrando pode ser sinal de gengivite. Quando agravada pode causar a queda dos dentes. Para evitar que isto ocorra, vale a pena saber mais sobre essa condição e visitar um dentista.


OS PERIGOS DA GENGIVITE


Todo mundo que gosta de se cuidar tem seus rituais de beleza. E não deve se limitar apenas a maquiagem, roupas e cabelos...dentes saudáveis chamam a atenção!!. Agora imagine seu sorriso com dentes faltando. Ou imagine seu beijo com mau hálito. Se sua gengiva está sangrando pode ser que você tenha gengivite e se não for tratada trará diversos sintomas ruins para sua boca.

Como saber se tenho gengivite?

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida.
  • Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
  • Gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Estágios da doença periodontal:

Gengiva saudável

Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.

Gengivite

A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.

Periodontite

A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.

Periodontite Avançada

As fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.

Como é tratada a gengivite?

  • Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.
  • Uma limpeza profissional feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu - o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Não deixe que a doença se torne em algo mais grave!!! Marque uma consulta com um dentista de confiança!!!

Saiba mais sobre gengivite...


A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que pode afetar de maneira direta sua saúde bucal e geral e que se não for tratada por levar a queda dos dentes. Conheça as causas, reconheça os sintomas e aprenda a tratá-la e preveni-la.

A gengivite consiste na inflamação do tecido gengival que rodeia o dente. Esta inflamação é causada geralmente pela acumulação de placa. Se não for tratada a tempo, ela pode evoluir e passar a ter uma forma mais crónica de doença periodontal, conhecida como periodontite, uma das principais causas da perda de dentes nos adultos. Em geral, a gengivite é indolor, portanto, no caso de apresentar qualquer sinal ou sintoma, visite a seu odontologista para uma avaliação adequada e determinar um plano de tratamento.

Quando a gengivite vira periodontite as gengivas começam a afastar-se dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias podem ficar presas nestas sacolas, enfraquecendo o osso que suporta o dente. Certifique-se de visitar a seu odontologista imediatamente para receber uma avaliação correta, se perceber alguns destes sinais ou sintomas.

A gengivite é ocasionada geralmente pela acumulação de placa. A placa é um depósito de bactérias extremadamente pegajosa, incolora ou de uma cor amarela pálida formada frequentemente nos dentes.

As bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes e podem danar as gengivas. Este dano pode ser permanente se não for ratada a tempo.

Entre outras causas da gengivite podemos indicar as mudanças hormonais, doenças, o cigarro, tomar alguns medicamentos, maus hábitos de escovação, bem como o elemento genético, já que também pode ser hereditário.

Estágios da gengivite...


  • Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.
  • Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.


Não deixe seus dentes fragilizados.
Cuide da gengivite logo com uma limpeza dentária profissional.
Agende uma visita em BOTAFOGO!!


Comente:
se cadastre para comentar:
Rachel Dutrar

Login
Cadastre-se para comentar:
Minha Agenda

Marque já!! Escolha um horário rápido e fácil!! Escolha entre horários do dia 25/03 ou veja todos horários aqui

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.

Compartilhar

Gostou deste blog? Que tal compartilhar com alguém que também precisa dessa informação?


Outras Matérias de Rachel Dutrar

Gengivas sangrando podem causar perda dos dentes

Gengivas sangrando pode ser sinal de gengivite. Quando agravada pode causar a queda dos dentes. Para evitar que isto ocorra, vale a pena saber mais sobre essa condição e visitar um dentista.