DICAS PARA IDENTIFICAR USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

postado por Maria Christina da Costa Santos


Postado em 21/05/2019



Será que seu filho usa drogas? Esse pode ser o começo de um caminho sem volta...saiba como identificar uso de drogas

As crianças são uma fonte de preocupação para todos os pais. Você cuida deles por anos, e você espera que eles acabem virando tudo certo. Embora existam centenas de livros e artigos sobre como criar seus filhos, poucos realmente funcionam tão bem, e tudo está em tentativa e erro. Claro que, se seus filhos acabam tomando drogas, mesmo que mais fracas, eles podem estar começando um caminho sem volta para drogas mais fortes e uma vida problemática futura.

É claro que a educação sobre drogas faz muito para alguns e pouco para os outros. Na verdade, os programas de educação sobre drogas patrocinados pelo governo tendem a ser um pouco fracos. Portanto, é vital que você observe os sinais comuns de uso de drogas em seus filhos e entre em contato com um profissional caso desconfie que algo está errado...

1 - Conheça os tipos de Drogas

Perceber a possessão da droga em si já é uma tarefa difícil. Enquanto a maconha é bastante distinta, como você diz se uma pílula foi prescrita ou não? A Internet geralmente é um bom recurso. Procure o símbolo na pílula. Algo marcado OP provavelmente será OxyContin, por exemplo. Identifique a pílula e veja o que aparece. Alternativamente, pergunte ao seu filho.

2- Cheiro estranho

O cheiro estranho é outro sinal. Poderia ser um novo interesse no desodorante ou um cheiro inebriante da fumaça de maconha. Se você não sabe como a maconha cheira, é hora de se educar. Nós não sugerimos fumar você mesmo, mas você pode pedir um policial amigável para mostrar uma amostra.

3- Materiais

Materiais para tomar drogas incluem roll-ups e caixas de lata. Para outras drogas, poderia ser seringas e colheres de chá queimadas. Se você vir uma caixa de lata, abra e tire um cheiro. Se cheira a tabaco, provavelmente é. Se cheira a outra coisa, pergunte ao seu filho sobre isso.

4- Mudanças de Hábito

Mudanças de hábito são uma das conseqüências comuns do vício ou uso de drogas. Se seu filho passa de notas boas para notas ruins, algo mudou. Claro, isso poderia estar ligado a uma série de fatores, portanto, siga aqui com cuidado.

5- Expressões vagas

As expressões vagas podem ser um sinal de dependência, mas com alguns adolescentes, é difícil dizer. Adolescentes de vinte e poucos anos tendem a não ser as criaturas mais comunicativas, mas se seu filho começar a ficar quieto o tempo todo e acompanhado por qualquer outro dos fatores listados, é perfeitamente possível que ele ou ela esteja usando entorpecentes.

6- Abandonar amigos

Abandonar amigos é bastante comum ao longo da adolescência, mas pode ter uma implicação mais sinistra. Se o seu filho começa a sair com uma multidão diferente que fuma e assim por diante, pode ser uma fase, mas pode estar ligada a drogas. Abandonar atividades sociais é outro sinal potencial de abuso de drogas. Mais uma vez, os interesses mudam ao longo dos anos formativos do seu filho, então, avance levemente. Pode ser apenas relacionado a uma mudança de gostos.

7 - Respostas evasivas e mudanças de humor

As respostas evasivas às perguntas de onde o seu filho já esteve podem ser ligadas às drogas. Como pai, você nunca conhecerá todos os aspectos da vida do seu filho, e às vezes pode estar relacionado ao interesse do seu filho em namorar. As mudanças comportamentais são bastante comuns com as crianças que tomam drogas. Enquanto o adolescente temperamental é um estereótipo, é um que é verdadeiro. Se o seu filho está nervoso pela manhã e mais calmo à noite, ele ou ela poderia estar tomando drogas.

8 - Problemas de memória

Os problemas de memória às vezes anunciam o uso de drogas. Enquanto todos esquecem coisas, se seu filho tiver problemas para se lembrar de coisas básicas, talvez seja necessário questionar mais. Claro, também pode ser um sinal de problemas médicos, como o TDAH.

9- Lesões inexplicáveis

Lesões inexplicadas podem estar relacionadas ao uso de drogas ou álcool. Assim como acima, no entanto, eles também podem estar relacionados a problemas médicos ou até mesmo bullying.

10- Furtos na casa

Itens ou dinheiro que faltam em torno de sua casa podem significar que seu filho está roubando para financiar um hábito. Mantenha uma mente aberta, no entanto, como é tão provável ser um parceiro ou alguém roubando-os.

11- Mudanças de peso

As mudanças de peso são uma parte normal da vida adolescente, mas as flutuações rápidas podem indicar um vício. Alguns adolescentes negligenciam comer devido a drogas ou gastar dinheiro de almoço em um vício em vez de comer.

12- Doenças frequentes

É provável que seu filho fique doente se ele tomar drogas, pois os efeitos colaterais de alguns medicamentos suprimem parcialmente o sistema imunológico. As drogas inaladas também podem levar a problemas respiratórios.

13- Atrasos

Permanecer atrasado é um hábito típico da adolescência, mas em combinação com as coisas listadas acima, é possível que isso possa ser uma indicação de abuso de drogas. Claro, é muito provável que a droga de escolha seja álcool neste caso.

O uso de drogas na adolescência pode trazer consequências de longo prazo para seus filhos. Se você detectar alguma dessas características vale visitar um profissional habilitado. Também não deixe de ver meu blog que explica algumas das razões para os quais pessoas começam a usar drogas.


Comente:
se cadastre para comentar:
MariaChristina

Psicóloga Graduada pela Universidade Santa Úrsula Especialista em Psicologia Clínica com Crianças pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RJ​ Psicanalista associada ao fórum do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro​ Professora do Instituto de Psicologia e Psicanálise da Universidade Santa Úrsula​ Professora do curso de Pós Graduação em Psicanálise Infantil do Praxis

Largo do Machado, 21 - Catete, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.


Outras Matérias de Maria Christina da Costa Santos

5 Dicas para evitar a dependência com drogas

A recuperação da dependência de drogas pode ser um processo difícil e custoso. Entre os diversos tipos de tratamentos aos quais as terapias cognitiva e comportamental têm sido aplicadas com sucesso encontra-se o uso em problemas de dependência de drogas e alcool. Veja formas de evitar que um ente querido entre nesse caminho...