5 Dicas para evitar a dependência com drogas

postado por Marian Almeida de Abreu


Postado em 16/01/2018



A recuperação da dependência de drogas pode ser um processo difícil e custoso. Entre os diversos tipos de tratamentos aos quais as terapias cognitiva e comportamental têm sido aplicadas com sucesso encontra-se o uso em problemas de dependência de drogas e alcool. Veja formas de evitar que um ente querido entre nesse caminho...


Certas pessoas são muito mais suscetíveis ao comportamento aditivo, pois fatores como a genética ou questões ambientais podem tornar o abuso de substâncias muito mais provável.

Existem, no entanto, várias maneiras efetivas de prevenir a dependência de drogas. Aqui estão algumas dicas sobre como parar o abuso de substâncias antes mesmo de começar.


Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse.


Muitas pessoas começam a usar drogas como forma de lidar com o estresse e a tensão. A realidade é, no entanto, que as drogas são apenas uma correção temporária. Uma vez que uma pessoa deriva de drogas, é provável que experimente efeitos colaterais físicos e psicológicos que apenas intensifiquem sentimentos de ansiedade. Encontrar métodos de enfrentamento, como exercício ou meditação, pode eliminar o desejo de experimentar drogas.

Procure terapia ou aconselhamento.


Não é incomum experimentar sentimentos de depressão. Muitas pessoas experimentam altos e baixos que podem ser difíceis de lidar. Usuários de drogas muitas vezes são pessoas que estão tentando auto-medicar para seus problemas psicológicos.

O problema é que as drogas não tratam os próprios problemas mentais. Eles simplesmente tratam os sintomas. Trabalhar os problemas com um profissional de saúde mental é uma maneira muito mais eficaz e duradoura de tratar um problema psicológico ou emocional.

Mantenha um estilo de vida que o faça feliz.


A baixa auto-estima e a depressão são grandes impulsos para o abuso de drogas. É fácil deixar um aspecto de sua vida, como o trabalho, tornar-se irresistível, ao ponto de você não gostar ou participar de outros aspectos importantes de sua vida.

Manter relacionamentos fortes e um equilíbrio saudável entre a atividade física e mental pode ajudá-lo a manter a estabilidade necessária para se manter livre de drogas.

Tenha coisas em sua vida sobre as quais você se preocupa profundamente.


Se é um esporte, empreendimento artístico ou relações pessoais, ter algo que você é apaixonado motiva você a se manter saudável, mentalmente e emocionalmente em forma. Se você se preocupa profundamente com as pessoas e as atividades em sua vida, é menos provável que as ameace experimentando drogas.

Esteja ciente da história da sua família com comportamento aditivo.


A tendência para o vício é ligada à genética, então esteja familiarizado com os pais ou outros membros da família que tenham lutado com o vício. Se você sabe que você tem maiores chances de se tornar viciado, tome precauções extras para evitar drogas e álcool.

É muito mais fácil evitar substâncias do que é recuperar do seu uso abusivo. Se você estivesse em torno de um pai que abusou de drogas quando criança, você também pode querer procurar aconselhamento para ajudá-lo a resolver quaisquer problemas que possa ter em relação ao álcool ou a outros drogas aditivas.

Não importa qual seja sua situação atual, é possível evitar escorregar os perigos do abuso de substâncias. As chaves residem em manter-se feliz e saudável enquanto você está livre de drogas.

Garanta a paz de sua família...caso suspeite do comportamento de um ente querido, visite um profissional habilidado em TCC (Terapia Cognitivo Comportamental).


Comente:
se cadastre para comentar:
Marian Almeida de Abreu

Login
Cadastre-se para comentar:
Minha Agenda

Marque já!! Escolha um horário rápido e fácil!! Escolha entre horários do dia 12/12 ou veja todos horários aqui

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.

Compartilhar

Gostou deste blog? Que tal compartilhar com alguém que também precisa dessa informação?


Outras Matérias de Marian Almeida de Abreu

5 Dicas para evitar a dependência com drogas

A recuperação da dependência de drogas pode ser um processo difícil e custoso. Entre os diversos tipos de tratamentos aos quais as terapias cognitiva e comportamental têm sido aplicadas com sucesso encontra-se o uso em problemas de dependência de drogas e alcool. Veja formas de evitar que um ente querido entre nesse caminho...