Astigmatismo (Saiba mais sobre como corrigir)

postado por Vitor Monteiro de Queiroz


Postado em 21/05/2019



Astigmatismo é provavelmente o problema de visão mais incompreendido. Como a miopia, o astigmatismo é um erro refractivo, o que significa que não é uma doença ocular ou problema de saúde ocular; é simplesmente um problema com a forma como o olho concentra a luz.

Em um olho com astigmatismo, a luz não consegue chegar a um único foco na retina para produzir uma visão clara. Em vez disso, vários pontos de foco ocorrem, quer na frente da retina ou por trás dela (ou ambos).

Sintomas de astigmatismo

O astigmatismo geralmente faz com que a visão seja borrada ou distorcida em algum grau em todas as distâncias.

Os sintomas do astigmatismo não corrigido são tensão ocular e dores de cabeça, especialmente após a leitura ou outras tarefas visuais prolongadas. Estrabismo também é um sintoma muito comum.

O que causa astigmatismo?

O astigmatismo é causado geralmente por uma córnea em formato irregular. Em vez de ter forma simetricamente redonda (como uma bola), ela tem formato mais como um ovo, com um meridiano que é significativamente mais curvado do que o meridiano perpendicular a ele.

(para entender o que os meridianos são, pense na frente do olho como um relógio. Uma linha que liga o 12 ao 6 é um meridiano; uma linha que liga o 3 ao 9 é outro.)

Os meridianos de maior e menor angulação de um olho com Astigmatism são chamados os meridianos principais.

Em alguns casos, o astigmatismo é causado pela forma da lente dentro do olho. Isto é chamado astigmatismo lenticular, para diferenciá-lo do Astigmatismo córneo mais comum.

Tipos de astigmatismo

Existem três tipos primários de astigmatismo:

Astigmatismo míope: Um ou ambos os meridianos principais do olho são míopes. (se ambos os meridianos são míopes, eles são míopes em diferentes graus.)

Astigmatismo hipermetropia: Um ou ambos os meridianos principais tem hipermetropia. (se ambos tem hipermetropia, eles tem hipermetropia em diferentes graus.)

Astigmatismo misto. Um meridiano prinicipal é míope, e o outro tem hipermetropia.

Astigmatismo também é classificado como regular ou irregular. No astigmatismo regular, os meridianos principais são 90 graus distantes (perpendicular uns aos outros). Em astigmatismo irregular, os meridianos principais não são perpendiculares. A maioria dos casi de astigmatismo é Astigmatismo córneo regular, que dá a superfície frontal do olho uma forma oval.

Astigmatismo irregular pode resultar de uma lesão ocular que causou cicatrizes na córnea, a partir de certos tipos de cirurgia ocular ou de ceratocone, uma doença que provoca um diluimento gradual da córnea.

Quão comum é o astigmatismo?

O Astigmatismo ocorre frequentemente cedo na vida, assim que é importante programar um exame do olho para que sua criança evite problemas da visão na escola do astigmatismo não corrigido.

Em um estudo recente de 2.523 crianças americanas idades de 5 a 17 anos, mais de 28%, tinha astigmatismo de 1,0 dioptria (D) ou maior.

Além disso, houve diferenças significativas na prevalência de astigmatismo com base na etnia. As crianças asiáticas e hispânicas tinham as mais altas prevalências (33,6 e 36,9 por cento, respectivamente), seguidas por brancos (26,4 por cento) e afro-americanos (20,0 por cento).

Em outro estudo de mais de 11.000 usuários de óculos no Reino Unido (crianças e adultos), 47,4 por cento tinha astigmatismo de 0,75 D ou maior em pelo menos um olho, e 24,1 por cento tinha essa quantidade de astigmatismo em ambos os olhos. A prevalência de astigmatismo míope (31,7 por cento) foi aproximadamente o dobro do astigmatismo hipermetropico (15,7 por cento).

Teste de astigmatismo

Astigmatismo é detectado durante um exame de rotina ocular com os mesmos instrumentos e técnicas utilizadas para a detecção de miopia e hipermetropia.

Seu oftalmologista pode estimar a quantidade de astigmatismo que você tem por brilhar uma luz em seu olho ao introduzir manualmente uma série de lentes entre a luz e seu olho. Este teste é chamado retinoscopia.

Os sintomas de astigmatismo incluem a tensão ocular e dores de cabeça, especialmente após a leitura.

Embora muitos oftalmologistas continuem a realizar retinoscopia, este procedimento manual foi substituído ou complementado em muitas práticas de cuidados oculares com instrumentos automatizados que fornecem um teste preliminar mais rápido para astigmatismo e outros erros refrativos.

Se seu exame do olho inclui retinoscopia, uma refração automatizada, ou ambos, seu oftalmologista realizará um outro teste chamado refração manual para refinar os resultados destes testes preliminares do astigmatismo.

Em uma refração manual (também chamado de refração manifesto ou refração subjetiva), seu oftalmologista coloca um instrumento chamado phoropter na frente de seus olhos. O phoropter contém muitas lentes que podem ser introduzidos na frente de seus olhos um de cada vez para que você possa compará-los.

Enquanto você olha através do phoropter em um gráfico no final da sala de exame, seu oftalmologista irá mostrar-lhe lentes diferentes e fazer-lhe perguntas do tipo: "Qual destas duas lentes faz as letras no gráfico olhar mais claro , lente A ou lente B? "suas respostas a estas perguntas ajudam a determinar sua prescrição dos óculos.

Opções de correção de astigmatismo

Astigmatismo, como miopia e hipermetropia, geralmente pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia refractiva. O astigmatismo é expresso em prescrições usando meridianos do olho

O eixo de astigmatismo em óculos e prescrições de lente de contato descreve a localização do meridiano principal plano do olho usando a escala rotativa acima de 180 graus.

Além da lente esférica usada para corrigir miopia ou hipermetropia, astigmatismo requer uma lente "cilindrica " adicional para corrigir a diferença entre os dois meridianos principais do olho.

Assim, uma prescrição de óculos para a correção de astigmatismo míope, por exemplo, poderia ser assim:-2,50-1, 0 x 90.

O primeiro número (-2,50) é relativo a esfera (em dioptrias) para a correção da miopia no meridiano principal (menos míope) do olho.

O segundo número (-1, 0) é a potência do cilindro para a correção adicional de miopia necessária para o meridiano principal mais curvo. Neste caso, a correção total necessária para este meridiano é-3,50 d (-2,50 +-1, 0 =-3,50 D).

O terceiro número (90) é chamado de eixo de astigmatismo. Este é o local (em graus) do meridiano principal, em uma escala rotativa de 180 graus, onde 90 graus designa o meridiano vertical do olho, e 180 graus designa o meridiano horizontal.

Se você usar lentes de contato para correção astigmatismo, a sua prescrição de lentes de contato incluirá também uma esfera de potência, potência do cilindro e designação de eixo.

As lentes de contato permeáveis a gás também são uma opção. Porque estas lentes são rígidas e opticamente substituem a córnea como a superfície de refração do olho, uma potência do cilindro e eixo pode ou não ser necessário, dependendo do tipo e gravidade da correção de astigmatismo exigido. O mesmo é verdadeiro para lentes de contato híbridas.

A cirurgia refractiva tal como Laser igualmente pode corrigir a maioria de tipos de astigmatismo. Discuta com o seu oftalmologista que procedimento é melhor para você.

Texto traduzido e adaptado de: http://www.allaboutvision.com/conditions/astigmatism.htm


Comente:
se cadastre para comentar:
SoSaude

Fazemos marketing digital direcionado a profissionais de saúde, criando seu website e conteúdo na forma de blogs. Nossos sites incluem agendamento e prontuário eletrônico. Fazemos anúncios no Adwords e no Facebook para obter mais clientes.

Avenida Oswaldo Cruz

Pedir Orçamento

Você pode vir nos visitar para que avaliemos o orçamento do serviço ou clicar abaixo.


Outras Matérias de Vitor Monteiro de Queiroz

Fatos curiosos sobre sarampo (vacinação é a única proteção?

Se você já ouviu falar sobre sarampo, você pode estar se perguntando o que você deve saber sobre esta doença. Continue lendo para aprender sobre o sarampo, como esta infecção viral se espalha, seus sintomas e como você pode ajudar a prevenir e tratá-lo.

Sentindo dor no peito? (Pode não ser nada grave..confira aqui...)

Muitas pessoas vão para o hospital com dor no tórax (angina) achando que estão tendo um ataque cardíaco, mas na verdade é ansiedade. É improvável que uma pessoa jovem sem fatores de risco esteja tendo um ataque cardíaco, mas você ainda deve ir para a sala de emergência, se você experimentar os sintomas.

Astigmatismo (Saiba mais sobre como corrigir)

Astigmatismo é provavelmente o problema de visão mais incompreendido. Como a miopia, o astigmatismo é um erro refractivo, o que significa que não é uma doença ocular ou problema de saúde ocular; é simplesmente um problema com a forma como o olho concentra a luz.

Como verificar sua pele por câncer de pele.

Quanto mais cedo um câncer de pele é identificado e tratado, melhor a sua chance de evitar uma cirurgia ou, no caso de um melanoma grave ou outro câncer de pele, desfiguração potencial ou até mesmo a morte.

Entenda a lesão do Neymar

Torcer o tornozelo durante a prática esportiva é muito comum. Geralmente durante numa entorse ocorre o estiramento dos ligamentos ao redor do tornozelo, o que pode ser muito doloroso, podendo até chegar a ruptura dos mesmos. No caso do atacante Neymar - que fissurou o quinto metatarso do pé direito durante a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Olympique de Marselha por 3 a 0, no domingo - todos acharam que a princípio seria um entorse simples, principalmente porque os exames iniciais não mostraram nada ligamentar. Mas devido à dor exacerbada, evidenciou-se que a energia da torção passou pelos ligamentos e foi tracionado o osso por um tendão, levando à fratura.